quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Rádio dos Alunos Uepa 2009 - Música na Net e Xodó Musical

Olá a todos,

Como professor de Práticas Educativas da Música I e II na Universidade do Estado do Pará, procuro fazer meu trabalho da melhor maneira possível, sempre incentivando os alunos a buscar maneiras cada vez mais interativas e prazerosas dentro da escola, formal ou não. Dentre várias atividades com essas características, uma que consegui muitos frutos foi a Rádio na Escola, não envolve grandes custos, porém requer um bom preparo técnico, principalmente do professor, uma vez que a garotada tá mais que acostumada com o aparato técnico.




Da Rádio para o Podcast - Por meio dessa atividade, no ensino médio, eu consegui uma coisa bem difícil com os alunos de hoje: envolvimento! Eles participavam ativamente das tarefas, que obviamente tinham sido apresentadas e discutidas com eles previamente. A princípio, usamos a linguagem da rádio na escola, com o avanço da internet no ambiente escolar, ficava mais fácil e, principalmente mais adequada, a linguagem do Podcast. Depois que saí de licença da escola para cursar meu mestrado em educação, procurei transmitir as descobertas dessas experiências para meus alunos da graduação (Licenciatura Plena em Música - Uepa). O resultado foram as rádios desse ano: “Música na Net” da turma da manhã, produzida por Douglas Borges, Elizabeth Eguti, Gideão Junior e Karla Cruz; e “Xodó Musical” produzida por Bernardo Keuffer, Daniel Franco, Elissuam Souza, Felipe Cantão, Fernando Damasceno, Luis Vieira Junior, Plinio Vieira, Rafael Noleto, Rodrigo Rodrigues, Patrícia Costa, Dulci Pontes, Tony Gaia, Lucas Lima e Orlins. A programação está variada, aproveitem.

Rádio "Música na Net" - Baixe AQUI

Rádio "Xodó Musical" - Baixe AQUI



Abraços a todos!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

The Puppini Sisters



Olá a todos!

Hoje vou falar de um grupo que não é tão recente, muitos de vocês já devem ter ouvido falar delas, afinal, são uma sensação na Europa e fazem um bom barulho nos Estados Unidos. Se você ainda não conhece, então aproveite a oportunidade para se encantar com as vozes lindas e harmônicas, aliadas a uma beleza exuberante e uma performance pra lá de irreverente, isso sem falar no repertório fabuloso. Não achem que isso é rasgação de seda, é o mínimo que se pode falar das Puppini Sisters, um grupo vocal feminino criado em 2004 pela italiana Marcella Pupinni e pelas inglesas Kate Mullins e Stephanie O’Brien, uma morena, uma loira e uma ruiva, respectivamente.



As três se conheceram na Faculdade de Música em Londres, onde estudaram (em épocas diferentes) Jazz e cantaram no coro. Após sair da faculdade, Marcella (que também havia cursado Design de Moda e tinha trabalhado com ninguém menos do que Vivienne Westwood) propôs a Kate que formassem um grupo feminino inspirado nos Grupos Vocais de Swing dos anos 1930/40, a exemplo das Andrews Sisters, o mais célebre desses grupos vocais. Kate então, propôs como terceiro membro do grupo a ruiva Stephanie, nascendo assim as Puppini, cujo repertório inicial foi selecionado em longas horas de audição de música acompanhadas por imensas travessas de macarrão.





O primeiro número do grupo (que começou se apresentando ao vivo em cabarés alternativos do meio GLS londrino, como o Duckie) foi uma adaptação da canção “Wuthering Heights”, de Kate Bush em um estilo swingado e malemolente, encantando a platéia com um desempenho marcante, além dos figurinos e da maquiagem de época.

E o que começou como um passatempo ou uma forma de descolar uma graninha para as três, acabou virando uma sensação na Inglaterra, e em pouco tempo as três seguiam em turnê pela Europa continental e depois pelos Estados Unidos.

O repertório do grupo vai dos clássicos da era de ouro do Swing (como “Sway” ou “Boogie Woogie Bugle Boy”) a adaptações de músicas pop recentes como “I Will Survive” (imortalizada na voz de Gloria Gaynor) ou “Crazy in Love” (da diva Beyoncé).
O Grupo já lançou dois discos: “Betcha Bottom Dollar” (2006) e “The Rise and Fall of Ruby Woo” (2007); um single natalino contendo uma versão própria para o clássico “Jingle Bells” e uma versão dark para “Noite Feliz” baseada no trágico conto da Vendedora de Fósforos; além de vários videoclipes.






As meninas estão trabalhando intensamente, e sonham em participar em um filme, de preferência se for de Tim Burton, segundo elas mesmas. Vamos torcer por aqui que um bom produtor as traga para uma turnê brasileira, afinal se o Voca People já veio ao Brasil, então há chances claras que em breve as meninas encantadoras do Puppini Sister desembarquem em terras brazucas!


Beijão e até a próxima!

Site Oficial das Fofas (em inglês)
Perfil do MySpace (Idem)
Discos do Grupo no Amazon
Compra do MP3 pleo ITunes

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rádio dos alunos da Uepa




Olá a todos,

Acho que ainda não disse que sou professor de Práticas Educativas da Música I e II na Universidade do Estado do Pará. Pois bem, eu procuro fazer meu trabalho da melhor maneira possível, sempre incentivando os alunos a buscar maneiras cada vez mais interativas e prazerosas dentro da escola, formal ou não. Dentre várias atividades com essas características, uma que consegui muitos frutos foi a Rádio na Escola, não envolve grandes custos, porém requer um bom preparo técnico, principalmente do professor, uma vez que a garotada tá mais que acostumada com o aparato técnico.

Da Rádio para o Podcast
- Por meio dessa atividade, no ensino médio, eu consegui uma coisa bem dificil com os alunos de hoje: envolvimento! Eles participavam ativamente das tarefas, que obviamente tinham sido apresentadas e discutidas com eles previamente. A princípio, usamos a linguagem da rádio na escola, com o avanço da internet no ambiente escolar, ficava mais fácil e, principalmente mais adequada, a linguagem do Podcast. Depois que saí de licença da escola para cursar meu mestrado em educação, procurei transmitir as descobertas dessas experiências para meus alunos da graduação (Licenciatura Plena em Música - Uepa). O resultado foram as rádios e no ano passado, os Podcasts, dos quais separei dois para vocês. Como se trata de um trabalho experimental, ainda há falhas de edição e outras coisas, mas o resultado foi muito interessante.

Abraços a todos!



Rádio Pirão Cultural



Rádio Bicho Solto

Trilhas Internacionais de Novelas


PAI HERÓI

Esse é um assunto que há muito tempo eu queria compartilhar: meu interesse por trilhas internacionais de novelas. Eu lembro que elas chegavam a fazer tanto ou mais sucesso que as trilhas nacionais, em canais como a Globo, então, eram uma coqueluche lá pelos idos de minha infância, na década de 70.
Enfim, vamos ser sintéticos e ir direto ao assunto:

Trilha de novela de hoje: Pai Herói – Essa foi uma novela extremamente popular, transmitida de janeiro a agosto de 1979, escrita pela grande dama da teledramaturgia brasileira: Jane Clair (1925-1983) e dirigida por Gonzaga Blota. Histórias a parte, essa novela teve um detalhe marcante em relação às anteriores, ela possuía um vilão perverso e carismático, o Bruno Baldaracci, vivido por Paulo Autran (1922-2007), que no último capítulo, foge da prisão de helicóptero, vestido de pierrot. A propósito, o último capítulo de Pai Herói alcançou o maior índice de audiência para uma novela no Brasil, daí o sucesso de sua trilha. O tema de abertura, a canção “Pai” de Fábio Junior, ajudou a alavancar a carreira do compositor, então com 26 anos, é uma de suas canções mais famosas, e o curioso, que segundo dizem, essa música foi a fonte de inspiração para a autora escrever o roteiro da novela ao ouvi-la em um Caso Especial, na Rede Globo, de 1978 chamado “Ciranda Cirandinha”.


Elenco

Obs: O elenco aqui listado está diretamente relacionado à Trilha Internacional. O elenco completo pode ser encontrado no verbete Pai Herói" na Wikipedia.




• Tony Ramos - André Cajarana


• Glória Menezes - Ana Preta (Ana Maria Garcia)



• Elizabeth Savalla - Carina (Catarina Limeira Brandão)




• Paulo Autran - Bruno Baldaracci (Nuno)




• Rosamaria Murtinho - Valquíria Brandão



• Jorge Fernando - Cirilo Baldaracci



• Nádia Lippi - Aline Gonçalves



• Osmar Prado - Pepo (Pedro Varella)



• Fernando Eiras - Romão Baldaracci



• Sônia Regina - Jenny (Genivalda Garcia Baldaracci)



• Rogério Bacelar - Gil (Gilberto Baldaracci)


A trilha:

I Will Survive - Gloria Gaynor – Composta por Freddie Perren e Dino Fekaris, foi interpretada pela primeira vez por Gloria Gaynor em 1978 e dispensa maiores comentários, essa é a faixa de abertura do disco e estourou na paradas mundiais convertendo-se num dos maiores sucessos da Disco Music.


Sharing The Night Together - Dr. Hook (tema de André) – Nessa época eu achava a banda Dr. Hook & The Medicine Show meio estranha, hoje em dia vejo que estava com a razão (rsrs). Mas a história dessa banda de pop-rock-country é engraçada mesmo, começou com quatro amigos que faziam apresentações pelo meio-oeste americano, até que o dono de uma casa noturna pediu que eles colocassem um nome para por no cartaz, e o integrante da banda George Cummings colocou um nome inspirado nos velhos vendedores de tônico que viajavam em carroças nos tempos do velho oeste, e por causa do tapa-olhos que o outro integrante usava (Ray Sawyer), resultado de um acidente de carro, acabou sendo identificado como se fosse o próprio Dr. Hook (Hook, é o nome do Cap. Gancho, na história de Peter Pan). Sharing the night together foi um dos grandes sucessos da banda. Eles tiveram uma boa carreira para esse tipo de banda, que começa em 1969 até mais ou menos em 1982.


You Needed Me - Anne Murray (tema de Ana Preta) – Essa cantora de música country canadense começou sua carreira em 1968, teve seu auge no final dos anos 70 e início de 80 e encontra-se em atividade até hoje, é mole ou quer mais? É uma senhora de voz linda e com muito fôlego ainda. You Needed me foi um dos ícones do final dos anos 70 na música romântica e ainda toca até hoje nas rádios da madrugada e “Love Songs” da vida.


Aa Aa Uu Aa Ee - Zack Ferguson - Zack Ferguson nasceu nos Estados Unidos. Seu maior (e único) sucesso foi exatamente esse hit, que foi tema da novela Pai Herói Internacional da Rede Globo, rs


How You Gonna See Me Now? - Alice Cooper (tema de Aline e Pepo) – Eu lembro bem do Alice Cooper (seu nome verdadeiro é Vincent Furnier) num especial dos Muppets, rsrs essa baladinha romântica fez muito sucesso na novela, e o público desavisado nem imaginava a vida conturbada que esse roqueiro de Detroit, em atividade até hoje, levava.


... E Un Altro Giorno Se Ne Va - Memo Remigi (tema de Bruno Baldaracci) – O Bruno Baldaracci era um dos meus personagens preferidos da novela, torcia por ele, rsrsrs, ainda lembro bem quando tocava a música tema dele, cantada pelo ícone do Festival de San Remo, o Memo Remigi, que por sinal parece que está em atividade até hoje!!! E olha que o moço nasceu em 1938!


Mirrors - Sally Oldfield (tema de Valquíria) - Que música emblemática essa. Tem o cheiro do final dos anos 70, lembro que foi até tema de comerciais na TV. A voz inconfundível da cantora irlandesa Sally Oldfield, irmã do famoso compositor Mike Oldfield.


Sun Is Here - Sun - Ainda lembro do ultimo disco dessa banda de R&B, Disco e outros ritmos, creio que foi de 1985, depois disso a banda acabou, mas era muito boa. Sun is Here foi certamente um de seus maiores, mas não um dos melhores sucessos!


Allouette - Denise Emmer (tema de Carina) – Essa era a canção preferida da minha professora de françês na quinta série. Foi o tema da bailarina interpretada por Elizabeth Savalla que nadava no mar de pêlos do peito do Tony Ramos, rsrsrsr. Agora, falando da Denise Emmer, que é brasileiríssima, carioca (filha da Janete Clair com o Dias Gomes), ela compôs pra outras novelas, mas na verdade, a cantora e compositora é também istrumentista e escritora, autalmente pode ser vista tocando violoncelo na osquestra Rio Camerata.


I'd Rather Hurt Myself - Randy Brown (tema de André e Ana Preta) Esse tema do André com a sambista interpretada pela Gloria Menezes, fazia a outra ponta do triângulo amoroso criado por Janete Clair. A voz sensual de Randy Brown, um cantor de Memphis, acho que ele era irmão do William Brown, do Mad Lads, e pelo que soube, ele ainda anda na ativa, na música Gospel.


Heart Of Glass - Blondie – Essa banda foi uma das primeiras a fazer sucesso na onda do New Wave e Punk Rock. De fato, o grande sucesso deles nos anos 70 foi Heart of Glass. Me parece que a banda está ainda em atividade, tenho referâncias até o ano 2000 quando ouvi o disco “No Exit” e lembrei daquele som da minha infância.


Pigeon Without a Dove - Patrick Dimon (tema de Cirilo) – Amigos, é incrível como esse disco do Pai Herói é repleto de figuras emblemáticas, mas como o Patrick Dimon (pseudônimo do grego, da ilha de Samos, Konstantynos Kavakos) não tem, ele canta em seis idiomas, e ainda faz shows em vários países. Seu maior sucesso Pigeon without a Dove, é uma adaptação do famoso dueto da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.


I Just Wanna Stop - Gino Vannelli (tema de Gil e Geny) - O Gino Vanelli, apesar do nome italiano, é canadense de Quebec, não tenho muitas referências dele não, apenas o som da voz dele na novela, mas sei que ainda está em atividade, tem site oficial e tudo.

Piano... Piano, M'Innamorai Di Te - Collage (tema de Aline e Romão) - Lembrodesa música tocando na vritola das festas daqui de casa, e o povo todo dançando agarrado, rsrsr.

Até Mais! =]

P.S. Trilha: http://www.4shared.com/file/158755314/469af0ab/Pai_Heri__1979_.html

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Amanhece um dia.


Olá a todos!

Toda vez que começo um projeto, é como se estivesse amanhecendo um dia. Acordamos cheios de possibilidades, e esse blog vem a ser um dia amanhecendo. Teremos muito o que ver e ouvir!

Bem vindos!